Dicas para Escolher a Cortina Ideal

As cortinas são capazes de fazer uma verdadeira transformação nos ambientes da sua casa. Vestir as janelas, controlar a luminosidade e garantir a privacidade são apenas as funções básicas das cortinas. Além disso, as cortinas são opções versáteis e que dão um charme especial em qualquer ambiente.

Mas e você, já sabe tudo o que precisa pra escolher a sua cortina ideal? Separamos algumas dicas para você acertar na escolha.

Tecido

Aposte em tecidos leves para criar composições atuais e ecléticas. O visual mais clássico é um dos preferidos, mas os tecidos leves também estão em alta para os mais modernos.  O voil, impede levemente a entrada de luz natural e confere um charme incrível à decoração da sala de estar. Já a seda, um tecido nobre, é perfeito para uma composição clássica e requintada para qualquer local, principalmente para as cortinas do quarto do casal.

(Reprodução: Tua Casa)

Tamanhos e Medidas

A dúvida mais comum sempre é sobre a altura da cortina. Ela deve ir até o teto? A cortina deve chegar ao chão? A dica é que você deve usá-la até o teto apenas se a diferença entre ele e a janela for de até 30 cm. E, para garantir a elegância e o alongamento do pé-direito, deixe uma sobra de até 4 cm na barra.

(Reprodução: Casa Abril)

Quanto aos modelos mais curtos, eles geralmente caem bem apenas em quartos infantis, pela atmosfera descontraída, ou também para evitar acidentes com as crianças. Caso o ambiente possuir uma bancada ou móvel abaixo da janela, a cortina curta também pode ser usada.

Cores e Tonalidades

Se a sua decoração já está definida ou pronta, opte por modelos de cortinas confeccionados com tecidos de cores neutras para ter mais liberdade e facilidade na hora de ambientá-las em cenários com elementos coloridos. As cortinas com cores neutras, como o off-white, branco, ou bege s

ão indicadas nesses casos, pois não entrarão em conflito com a decoração do ambiente, ficando em harmonia com qualquer estilo.

                                                                               (Reprodução: Tua Casa)

Evite modelos de cortinas com tecidos escuros nas janelas onde o índice de luz solar é intenso, pois apesar de barrar melhor a luminosidade, retém calor e aumenta a temperatura do ambiente durante o dia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.