Harmonize as cores com os ambientes da casa

Assim como escolhemos os móveis e a decoração também é necessário pensar nas cores que irão compor cada espaço da casa. As cores causam um grande impacto na decoração e através delas podemos ambientar os cômodos tornando-os mais aconchegantes, alegres e com uma identidade pessoal única. 

Cores claras valorizam e criam uma maior sensação de amplitude nos cômodos pequenos. Por isso, as tonalidades mais neutras são destinadas às áreas de descanso e dormitórios. E reservando as cores mais chamativas e marcantes para as áreas sociais como sala de televisão, sala de jantar, cozinha e banheiros.

Cor de destaque

Opte por pintar uma parede com uma cor que se destaque e chame a atenção para esse detalhe, traz mais vida para o ambiente. Assim como o papel de parede é outra opção para destacar ou colorir uma parede. Dessa forma, além das cores, é possível acrescentar estampas e texturas.

Peças de personalidade

 

Peças de decoração coloridas também são ótimas para dar personalidade e valorizar o ambiente. Um sofá, uma mesinha de centro, um armário ou uma mesa de jantar num tom chamativo podem impactar a decoração.

Monocromático

Caso você não queiram arriscar nas combinações de cores, uma solução é utilizar a mesma cor mas em tonalidades diferentes. É uma maneira simples de compor ambientes coloridos e podem ser incluídas em diferentes elementos através de nuances e degradês de cores. Criando uma atmosfera agradável aos olhos e um visual bonito.

O que cada cor representa

As cores no ambiente representam mais que um gosto pessoal, elas podem agregar sensações como tranquilidade, felicidade e concentração. Para isso, entenda melhor com o guia de cores o que cada uma representa:

  • Amarelo: atrai dinheiro, concentração. É indicado para o escritório e para a sala de estudos.
  • Azul: tranquilizante, traz harmonia e paz. É indicado para quartos de crianças.
  • Verde: representa a família. Pode ser usado em todos os cômodos da casa.
  • Roxo: meditação, equilíbrio. A cor do ano é ideal para ser usado no quarto.
  • Vermelho: amor, energia, calor. Pode ser usado na sala de estar, na copa e na cozinha. Não é adequado para os quartos
  • Rosa: cor do amor e da felicidade. Indicado para salas de estudo e televisão.
  • Branco: cor da paz e da espiritualidade. Pode ser utilizado em todos os cômodos.
Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.