Soluções Valiosas Para Sala de Estar

Decorar nem sempre é uma tarefa tão fácil. Um dos problemas mais comuns enfrentados é não ter espaço suficiente, ou não saber aproveitá-los da melhor maneira possível.

A sala de estar, se destaca por ser um ambiente multifacetado, que deve servir tanto para o descanso quanto para o entretenimento dos moradores e das visitas. Por isso, o ambiente precisa ser equipado com móveis práticos, bem posicionados, e uma decoração que deixe claro a personalidade dos moradores.

Comece pela mobília

A disposição da mobília requer um bom planejamento para assegurar um ambiente harmonioso e sem comprometer a circulação no local.

Escolher um ponto focal pode proporcionar a sintonia perfeita para a disposição dos móveis. Ele pode aparecer naturalmente como uma janela, uma parede ou a lareira, ou na forma de um detalhe marcante na arquitetura. Mas você também pode ser criar um, como uma poltrona ou uma televisão. Como for, escolha o seu ponto focal e fique com ele! É a partir daí que você pensará na disposição do resto da mobília.

Outra dica é pensar na no balanço entre as proporções dos móveis. Não agrupe todas as peças grandes em um lugar só, ou só de um lado da sala, isso faz com que o ambiente fique desequilibrado.

Escolhendo os tapetes

Os tapetes criam a sensação de conforto, personalidade, e são excelentes aliados na decoração. Eles funcionam muito bem para delimitar espaços e devem ter um tamanho que possibilite colocar toda a mobília por cima. Se você tem cadeiras com assentos quadrados, considere colocar eles ao redor de uma mesa redonda ou vice-versa. Mistures os diferentes tipos de mobília para não criar contrastes que podem incomodar a visão.

Se sua sala é muito grande e você criou diversas áreas de conversação nela, use um tapete para cada área. Eles não precisam ser iguais, mas têm que combinar em coloração e padrão.

Não fique com medo de apostar em cores e padronizações mais ousadas. Só não se esqueça da harmonia com a mobília: o tapete não deve se sobressair nem vice-versa.

(Reprodução: Viva Decora)
(Reprodução: Casa Abril)

Cortinas, iluminação e privacidade

                                                                                             (Reprodução: Viva Decora)

A iluminação é essencial para qualquer ambiente. Para começar a planejar a iluminação de um cômodo, é necessário entender como funciona a luz natural nesse lugar. Quando bate o sol? Qual parte da sala fica mais iluminada? Até que horas a luz solar incide? Depois de responder essas perguntas, começamos a pensar como otimizar essa luz. Explore a luz do dia que entra por cada janela, use cortinas e persianas leves e claras, e evite que estantes ou outros móveis bloqueiem a entrada da iluminação.

Antes de começar a procurar modelos de cortinas, é importante saber qual será o seu papel no visual do ambiente: garantir a privacidade, controlar a luminosidade ou ruídos externos ou, somente, decorar o cenário. A escolha do modelo de cortina ideal para o ambiente depende essencialmente dessa informação, pois só a partir disso você poderá definir os melhores tecidos, tamanhos e estilos.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.