Cor do Ano Pantone: Como inserir a Ultra-Violet na decoração?

cor do ano

Todo ano, a Pantone Color Institute™ anuncia a tão esperada cor do ano. A cor do ano é pensada com o objetivo de suprir carências estilísticas no mundo do design e da moda. Essa carência é tratada tanto no sentido estético, quanto no sentido do significado e potencial de influência das cores.

A cor do ano 2018

Os tons de roxo vieram como uma forte tendência este ano com a divulgação da cor do ano Pantone: a Ultra Violeta 18-3838.  Considerada uma cor inspiradora, sua interpretação tem origem nas tonalidades do céu noturno, que instigam a quebra de limites e barreiras simbólicas para alcançar novos objetivos.

Tonalidades de roxo também são vistas como elementos da contra-cultura e do rompimento com o convencional. Especialmente em movimentos artísticos entre nos anos 80 foi possível observar a presença da cor em períodos de desafio e inovação. A escolha do Ultra Violeta como cor do ano expressa justamente esse embate ao conformismo e incentivo à criatividade.

Acredita-se também, na cromoterapia, que a cor violeta traz benefícios à saúde. Promovendo tranquilidade e benefícios ao sistema nervoso, ela é muito indicada em elementos que tenham contato com a luz ambiente.

O violeta nas tendências de decoração

A Pantone 18-3838 é uma cor divertida e interessante de se aplicar em decorações e, projetos de design de interiores. As tonalidades violeta tendem a ser bastante chamativas, por isso elas podem ser aplicadas de maneiras diferentes:

  • Para ambientes ousados: A cor pode ser aplicada em papéis de paredes, e virar uma das principais características do cômodo.
  • Presença com discrição: Para quem ainda quer a cor bastante presente, sem chamar muita atenção, ela pode compor ambientes em tapetes e cortinas.
  • Atenção aos detalhes: Se o projeto demanda tons mais sutis, a Pantone 18-3838 também pode estar presente. Detalhes, como almofadas e colchas na cor, harmonizam muito bem com ambientes claros e discretos.

A Ultra-Violeta chegou em 2018 se mostrando uma cor alegre e versátil, perfeita para projetos de decoração.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.